Pápias de Hierápolis – (70 a 140) d.C
Autor: Alysomax Soares
Introdução
Foi um filósofo teológico que teria vivido no período de transição da
filosofia antiga para a filosofia medieval. Desenvolveu uma teoria chamada de “milenarismo”.
Era bispo de Hierápolis, localidade da antiga Frígia, na atual Turquia. Faz
parte da lista dos chamados padres apostólicos. A igreja católica o nomeou como
santo, tendo ficado conhecido como o “São Pápias”. Acredita-se que seu nome
seria uma variação do verbo papear, isto é, o mesmo que gorjear. Assim como
outros cristãos do seu tempo, ele também sofreu perseguição e foi martirizado, tendo
sido um grande amigo e discípulo de Policarpo de Esmirna. Também conviveu com
outros importantes expoentes da filosofia cristã, como o Inácio de Antioquia, o
presbítero João de Éfeso e o pensador Aristion. Escreveu sua obra em formato de
“logias”, que eram “ditos populares” narrados pela tradição oral.
Existem poucas informações a seu respeito, pois sua obra foi perdida no tempo,
restando somente poucos fragmentos isolados que foram preservados por alguns
autores e comentários referenciados, sobre sua vida, que foram descritos, por
outros pensadores. Pápias floresceu, aproximadamente, entre os anos (70 a 140)
d.C.
Filosofia Teológica
Sua obra é considerada muito importante para a compreensão do pensamento
primitivo da Igreja e também para entender as origens dos evangelhos. Foi um
dos pensadores considerados pioneiros nos estudos e pesquisas a respeito da
origem do cristianismo. As teorias descritas por ele foram influenciadas apenas
pelos evangelhos de Marcos e de Mateus, não havendo referências ou citações dos
outros evangelhos escritos. Seu sistema de pensamento era denominado como sendo
de cunho pastoral e escatológico, pois defendia uma doutrina baseada no livro
do Apocalipse, em que afirmava que o messias voltaria a Terra para estabelecer
um reinado de mil anos, por isso essa corrente ficou conhecida como “ideias
milenaristas”. Sua doutrina estabelecia uma relação entre os sete dias da
criação e os sete dias da redenção.
Nessa época, ao contrário do que muitos pensam, não havia somente
apóstolos, mas também discípulos que seguiam o mestre, desse modo, muitos fatos
narrados, em outras literaturas ou textos considerados apócrifos, foram,
provavelmente, relatados de forma oral, por discípulos que conviveram naquele
meio. Irineu de Lião, por exemplo, chegou a afirmar que Pápias não recebeu
ensinamentos dos santos apóstolos, mas sim de pessoas que conviveram com os
apóstolos. Alegava que Marcos tinha como propósito não omitir os ensinamentos
de Cristo ou falsificá-los, por isso ele tinha muito cuidado na compilação e
citação dos fatos que lhe eram narrados.
Filosofia Eclesiológica
Elaborou várias teorias bíblicas que são consideradas apócrifas pela
igreja católica, como uma lenda que fala sobre Judas, que após a morte de Cristo,
Judas passou a viver moribundo e combalido, como forma de castigo,
posteriormente, ao tentar o suicídio, Pápias disse que Judas não morreu
enforcado, mas sim de uma queda, pois a corda teria se partido, tendo Judas caído
de cabeça e suas entranhas ficaram expostas, depois disso, uma carruagem passou
e esmagou partes de suas entranhas.
Contava sobre alguns milagres que teria ouvido de pessoas que conviveram
com os apóstolos. Narrou um episódio envolvendo um homem chamado Justus
Barsabas, em que este, ao ser desafiado por descrentes, teria bebido veneno de
uma serpente, em nome de cristo, tendo sido protegido e nada acontecido,
deixando os incrédulos surpresos. Relatou também a respeito de um milagre que
ele teria ouvido de uma das filhas de Felipe, que era um discípulo evangelista,
em que descreve uma pessoa morta sendo ressuscitada, possivelmente essa pessoa
seria a mãe de Manaimo. Discorreu sobre a fertilidade da terra e pensamentos
que relacionavam ideias judaicas e cristãs. Declarava que Jesus não teve irmãos
carnais, pois estes teriam sido filhos de outra Maria.
Filosofia Sapiencial
+ “A verdade na tradição oral é palavra viva e
permanente”.
+ “Não tenho prazer, como a maioria das pessoas, em quem fala muito, mas
em quem ensina a verdade”.
+ "Chegarão os dias em que as videiras crescerão,
cada uma com dez mil trepadeiras, e em cada videira dez mil galhos, e em cada
galho dez mil botões, e em cada botão dez mil cachos, e em cada cacho dez mil
sementes, e cada o grão prensado dará vinte e cinco metros de vinho. E quando
um dos santos arranca um cacho, outro bando clama a ele: Eu estou melhor,
arranca-me e, através de mim, bendiga ao Senhor! Da mesma forma que o grão de
trigo produzirá dez mil espigas, cada espiga terá dez mil grãos e cada grão
dará cinco chenices de farinha fina; e será o mesmo, mantendo todas as
proporções, com os outros frutos, com as sementes e com a grama. E todos os
animais, usando este alimento que receberão da terra, viverão em paz e harmonia
uns com os outros e estarão totalmente sujeitos aos homens”
Fatos e Curiosidades
Especula-se que o João descrito, ao qual Pápias teria extraído informações
sobre a vida de Cristo, não seria o João evangelista, mas sim João o
presbítero, que também era conhecido como “João, o ancião”. As correntes
antigas divergem sobre esse fato, porém a corrente majoritária supõe que Pápias
se referia ao João ancião. Contudo, existe uma linha intermediária de
pensamento que defende a tese de que os dois Joãos seriam a mesma pessoa.
Obras:
Exposição e interpretação das palavras do Senhor
Fontes:
BERTRAND, Dominique. Os padres Apostólicos. Col.
Sabedoria Cristã, Brasília: CERF, 2001.
BIBLIOTHECA Patrística. Os Fragmentos de Pápias.
Site: Suma Teológica. Internet: Publicado em 2010, Acesso em 2023.
BUENO, Ruiz. Padres Apostólicos. Madrid: Editora.
BAC bilíngue, 1950.
CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. São
Paulo: Editora Novo Século, 2002.
CODEX, Alexandrinus. Enciclopédia Católica. Domínio
Público: British Library, 1913.
HALL, Edward Henry. Pápias e seus contemporâneos: um
estudo do pensamento religioso no século II. Cambridge: Livros Gardners,
2007.
IRINEU, Lião de. Contra as Heresias. São Paulo:
Editora Paulus, 2021.
JUSTINO Mártir. Diálogo com Trifão. Col. Pais da
Igreja. Brasília: Repositório Cristão, 2022.
KNIGHT, Kevin. Dos Padres Ante-Nicenos. Buffalo:
Christian Literature Publishing, 1885.
ROMANO, Clemente. Cartas aos Coríntios. San
Juan: Biblioteca Patrística, acesso 2023.
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