Arquitas de
Tarento – (428 a 347) a.C
Autor: Alysomax
Soares
Introdução
Foi um filósofo
pitagórico da Grécia antiga que se destacou na área da Matemática. Também
estudou as áreas da Astronomia, Música, Física e Política. Atuou como
estrategista militar e contribuiu muito com o desenvolvimento da mecânica
científica. Arquitas, mesmo sendo pitagórico, esquivou-se um pouco dos
conceitos místicos desenvolvidos por essa escola de pensamento. Os cidadãos de
seu tempo o viam como um homem de bom espírito, que estava sempre criando
brinquedos para as crianças e disposto a ajudar os escravos. Exerceu o cargo de
governador da cidade de Tarento, tendo sido eleito por várias vezes devido sua
boa administração. Acredita-se que ele exerceu grande influência nas ideias da
filosofia política de Platão, pois Arquitas foi um grande amigo de Platão,
tendo inclusive, segundo alguns historiadores, ajudado a salvá-lo de um tirano
chamado Dionísio que queria matá-lo. Além disso, teria sido discípulo de
Filolau de Crotona e mestre de Eudoxo de Cnido. Também influenciou o renomado
matemático Euclides de Alexandria. Arquitas nasceu na cidade de Tarento por
volta de 428 a.C e faleceu em um naufrágio na costa do sul da Itália,
aproximadamente no ano de 347 a.C. Recebeu em sua homenagem o nome de uma das
crateras da Lua.
Filosofia da Matemática
Para Arquitas, seria
através da matemática que o homem poderia encontrar explicações para todas as
coisas da natureza. A beleza do universo e a verdade das coisas estariam
simbolizadas na compreensão da “harmonia matemática”. Na área da matemática,
ele foi considerado o primeiro estudioso a utilizar o cubo no estudo da
geometria. A famosa “curva de Arquitas” foi assim chamada por
explicar o problema a respeito da duplicação de cubos. Nessa explanação, Arquitas
desenvolveu uma possível solução utilizando elementos da mecânica junto com
elementos da geometria. Ele produziu importantes estudos sobre os sólidos
geométricos e sobre geometria analítica. Criou teorias sobre: as proporções, as
médias harmônicas e as médias aritméticas. Muitas de suas obras foram perdidas
no tempo, porém algumas dessas obras sobre mecânica, as quais foram descobertas
posteriormente com o passar dos anos, teriam sido produzidas por ele.
Relata-se na
história da matemática que a possível invenção do número “um” tenha sido de sua
autoria. Nessa época, os matemáticos trabalhavam com a ideia de que o número “um”
não seria propriamente um número em si, pois este seria apenas a representação
da existência de algo único, nesse sentido, somente a partir do número “dois” é
que se daria a ideia de quantidade representada por números. Desse modo,
Arquitas começou a desenvolver seus estudos e colocar o número “um” como sendo
um número igual aos outros, representando também a noção de quantidade.
Filosofia
Tecnológica
Ele construiu em
sua época um protótipo de objeto voador artificial, esse protótipo era
propulsado por um jato a vapor que chegou a voar apenas alguns metros e dizem
que posteriormente virou um tipo de brinquedo para crianças, chamado de “o
pombo”, pois esse modelo tinha um formato parecido com um pássaro. Criou outros
objetos voadores que também eram usados como brinquedos pelas crianças, as
famosas pipas e papagaios, que eram suspensas no ar através de fios, cordas ou
linhas. Foi considerado como tendo sido o inventor do parafuso, daí
muitos historiadores o chamam de “o pai do parafuso”. Dizem que
desenvolveu o parafuso para ser utilizado em prensas de extração e produção de
vinho, bem como também na produção do azeite de oliva. Construiu uma teoria
física sobre os sons musicais e inventou dois instrumentos musicais parecidos
com o chocalho e com a matraca. Por ter relacionado à geometria com a mecânica,
e ter inventado muitos objetos úteis, fazendo relação dos saberes teóricos com
a prática, Arquitas vai ser considerado também como sendo o pai da engenharia
mecânica.
Filosofia da
Educação
Devido a tantos
fatos notórios, ele foi reconhecido como sendo um dos grandes ilustres
pitagóricos. Segundos fontes históricas, Arquitas organizou métodos de ensino
didáticos para obtenção das raízes quadradas. Além disso, conseguiu dividir a
matemática em quatro disciplinas consideradas técnicas, descritas como
aritmética, geometria, acústica e a astronomia. Ele utilizou a matemática como
um grande instrumento de desenvolvimento da área da Educação, pois aperfeiçoou
um método de ensino e aprendizagem ao qual denominou de “quadrivium
matemático” em que definia os ramos de estudos como sendo a aritmética
(números em repouso), a geometria (grandezas em repouso), a música (números em
movimento) e a astronomia (grandezas em movimento). Esses conceitos juntamente
com o “trivium” que seriam a gramática, a retórica e a dialética
foram consideradas por muito tempo como sendo as sete principais artes
liberais.
Obras
- Harmonia
- Diatribes
- Trabalhos
mecânicos
- Ciências
Matemáticas
Filosofia
Sapiencial
- “Existem três
proporções na Música: a aritmética, a geométrica e a contraposta, assim chamada
harmonia”.
- “Se eu estivesse
no extremo, quero dizer aquele com o céu e aquele com estrelas fixas, eu
poderia estender minha mão ou meu bastão ou não?”
- “Geometria,
Aritmética e Música parecem ser ciências irmanadas, pois se ocupam das duas
formas primeiras e emparelhadas dos seres: número e grandeza”.
- “As leis não
escritas dos deuses foram promulgadas contra costumes depravados, infligindo um
destino severo e penalidade aos desobedientes; E estas leis não escritas são as
origens daquelas que estão escritas, e dos dogmas estabelecidos pelos homens”.
- “Excelentes
conhecimentos, parece-me terem adquirido os matemáticos, não sendo estranho que
pensem corretamente sobre as propriedades das coisas particulares. Pois tendo
adquirido belos conhecimentos sobre a natureza do todo, naturalmente podiam
atingir uma bela visão também das coisas particulares”.
- “Deve-se, ou
aprendendo de outro, ou por investigação própria, tornar-se conhecedor do que
não se conhece. O que é aprendido, pois, vem de “um outro” e por auxílio
alheio; o que é investigado vem da própria pessoa e por auxílio próprio;
encontrar sem procurar é difícil e raro, mas, procurando, é acessível e fácil;
se não se tem conhecimento é impossível procurar”.
- “Quando
se consegue encontrar a razão, esta aumenta a concórdia fazendo cessar a
rebelião. Pela razão, poderemos nos reconciliar. Já não há lugar para a
competição, pois reina a igualdade. Por seu intermédio podemos reconciliar-nos
com nossas obrigações. Devido a ela, recebem os pobres dos poderosos e os ricos
dão aos necessitados, pois ambos confiam em possuir mais tarde com igualdade.
Regra e obstáculo dos injustos faz desistir os que sabem raciocinar, antes de
cometerem injustiça, convencendo-os de que não podem permanecer neutros quando
voltarem ao mesmo lugar; aos que não compreendem, revela-lhes a sua injustiça,
impedindo-os de cometê-la”.
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