segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Hipódamo de Mileto

Hipódamo de Mileto – (498 a 408) a.C

Autor: Alysomax Soares

Introdução

Foi um filósofo urbanista da Grécia antiga, apelidado de Hipodâmico. É considerado o pai do planejamento urbano e visto como um dos grandes arquitetos da antiguidade. Seu sistema de pensamento está voltado para as correntes de pensamento da filosofia político-social. Era titular de um vasto conhecimento erudito em muitas áreas. Estudou as áreas de Arquitetura, Planejamento Urbano, Matemática, Medicina, Meteorologia, Geopolítica e Filosofia. O filósofo Aristóteles afirma que Hipódamo foi o primeiro filósofo a escrever um tratado sobre a teoria do governo. Descreve-o como sendo um homem muito vaidoso que fazia questão de se apresentar de maneira estética com uma exótica cabeleira e com roupas de alto valor. Existem fortes indícios de que ele possa ter estudado com os pitagóricos, embora outros historiadores o classifiquem como pertencente à escola Jônica. Alguns pensadores o consideram como sendo o primeiro urbanista a criar ordem no caos. Essa metáfora retrata os conhecimentos físicos e matemáticos utilizados por Hipódamo para projetar as cidades de maneira regular em locais que antes eram considerados desorganizados. Segundo relatos, ele teria ajudado a reconstruir a cidade de Mileto após a guerra contra os persas. Seu modelo de planejamento teria sido aplicado em algumas colônias gregas e se estendido também para outras regiões da Grécia. Nasceu no ano de 498 a.C, em Mileto e faleceu por volta de 408 a.C.

Filosofia Política

Hipódamo estudou os problemas funcionais das cidades e estabeleceu relações com a estrutura administrativa da “polis”. Sua ideia de arquitetura urbana privilegiava uma estrutura de funcionalidade para a cidade juntamente com os aspectos políticos. Desenvolveu essa relação funcional da “polis” com as teorias de administração do Estado. Também associou os conhecimentos matemáticos e físicos com o planejamento urbanístico. Seu modelo de pensamento trabalhava os conceitos de perfeição, simetria, luxo, e conforto, assim sendo, sua filosofia tentava unir ideias de uma sociedade produtiva, em que os aspectos políticos e ambientais pudessem manter certo bem-estar social. Sua proposta de pensamento levava o conceito de “polis” a projetar cidades que pudessem levar conforto ao maior número possível de cidadãos. Ele ficou conhecido por ser o introdutor de uma planificação apoiada em ruas largas que se cruzavam em ângulos retos. Devido ao fato de possuir um formato quadricular ou retangular semelhante a um tabuleiro de xadrez, seu modelo de planejamento urbano ficou conhecido como “plano de grelha”. Além disso, também é visto como um dos primeiros filósofos que idealizaram uma cidade com traços de uma matriz ortogonal.

Com isso, ele estabeleceu a arte de traçar diferentes quarteirões em uma cidade com o objetivo de marcar as divisões. Além da arte de projetar cidades, ele também se dedicava ao ofício de investigar a melhor forma de governo para uma "polis". Para ele, a planta de uma cidade poderia formalmente materializar e explicar uma ordem social e lógica da urbe. Ele também era considerado um pioneiro no estudo sobre o planejamento urbano, tendo inclusive idealizado conceitos de cidades perfeitas. Esse modelo era embasado em blocos habitacionais entre si, onde casas e espaços públicos poderiam adquirir formatos padronizados que passaram a ser chamados, entre os arquitetos, de “traçados hipodâmicos”.

Filosofia Social

Em sua cidade ideal ele afirmava que o número máximo de habitantes deveria ser de dez mil. Dizia que os cidadãos que produzissem coisas úteis na sociedade deveriam ser recompensados. Com relação às leis ele defendia a existência de apenas três formas de ações judiciais: ações de injúria, insulto e homicídio. A suprema corte deveria ser composta por anciães e os demais magistrados eleitos pelos cidadãos. Ensaiou noções jurídicas a respeito das leis sobre patentes. Propôs a divisão dos cidadãos em três classes sociais: soldados, artesãos e lavradores. Além disso, projetou o solo urbano também em três partes: sagrado, público e privado. Em relação ao solo sagrado, explicava que ele deveria ser utilizado para o culto aos deuses, já o solo público deveria ser utilizado para o uso dos guerreiros, e o solo privado seria destinado aos agricultores. Advogava a favor da tese de que os filhos dos cidadãos mortos em combate deveriam ser sustentados pelo Estado. As ideias de Hipódamo em relação ao planejamento das cidades gregas eram de uma ordem que regularizavam o cenário confuso das antigas cidades. Entre os principais estudos de planejamento realizado por ele, destaca-se o planejamento urbano da cidade de Pireu e o planejamento urbano da colônia de Túrio. Nesses estudos ele utilizou fórmulas polinomiais para a construção e infraestrutura hidráulica dessas cidades. O filósofo Aristóteles fez duras críticas aos sistemas pensados por Hipódamo, pontuando várias disfunções que poderia existir nesses modelos de sistemas.

Fontes:

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