Hipódamo de Mileto
– (498 a 408) a.C
Autor: Alysomax
Soares
Introdução
Foi um filósofo
urbanista da Grécia antiga, apelidado de Hipodâmico. É considerado o pai do
planejamento urbano e visto como um dos grandes arquitetos da antiguidade. Seu
sistema de pensamento está voltado para as correntes de pensamento da filosofia
político-social. Era titular de um vasto conhecimento erudito em muitas áreas.
Estudou as áreas de Arquitetura, Planejamento Urbano, Matemática, Medicina,
Meteorologia, Geopolítica e Filosofia. O filósofo Aristóteles afirma que
Hipódamo foi o primeiro filósofo a escrever um tratado sobre a teoria do governo.
Descreve-o como sendo um homem muito vaidoso que fazia questão de se apresentar
de maneira estética com uma exótica cabeleira e com roupas de alto valor.
Existem fortes indícios de que ele possa ter estudado com os pitagóricos,
embora outros historiadores o classifiquem como pertencente à escola Jônica.
Alguns pensadores o consideram como sendo o primeiro urbanista a criar ordem no
caos. Essa metáfora retrata os conhecimentos físicos e matemáticos utilizados
por Hipódamo para projetar as cidades de maneira regular em locais que antes
eram considerados desorganizados. Segundo relatos, ele teria ajudado a
reconstruir a cidade de Mileto após a guerra contra os persas. Seu modelo de
planejamento teria sido aplicado em algumas colônias gregas e se estendido
também para outras regiões da Grécia. Nasceu no ano de 498 a.C, em Mileto e
faleceu por volta de 408 a.C.
Filosofia Política
Hipódamo estudou
os problemas funcionais das cidades e estabeleceu relações com a estrutura
administrativa da “polis”. Sua ideia de arquitetura urbana
privilegiava uma estrutura de funcionalidade para a cidade juntamente com os
aspectos políticos. Desenvolveu essa relação funcional da “polis” com
as teorias de administração do Estado. Também associou os conhecimentos
matemáticos e físicos com o planejamento urbanístico. Seu modelo de pensamento
trabalhava os conceitos de perfeição, simetria, luxo, e conforto, assim sendo, sua
filosofia tentava unir ideias de uma sociedade produtiva, em que os aspectos
políticos e ambientais pudessem manter certo bem-estar social. Sua proposta de
pensamento levava o conceito de “polis” a projetar cidades que
pudessem levar conforto ao maior número possível de cidadãos. Ele ficou
conhecido por ser o introdutor de uma planificação apoiada em ruas largas que
se cruzavam em ângulos retos. Devido ao fato de possuir um formato quadricular
ou retangular semelhante a um tabuleiro de xadrez, seu modelo de planejamento
urbano ficou conhecido como “plano de grelha”. Além disso, também é visto como
um dos primeiros filósofos que idealizaram uma cidade com traços de uma matriz
ortogonal.
Com isso, ele
estabeleceu a arte de traçar diferentes quarteirões em uma cidade com o
objetivo de marcar as divisões. Além da arte de projetar cidades, ele também se
dedicava ao ofício de investigar a melhor forma de governo para uma "polis".
Para ele, a planta de uma cidade poderia formalmente materializar e explicar
uma ordem social e lógica da urbe. Ele também era considerado um pioneiro no
estudo sobre o planejamento urbano, tendo inclusive idealizado conceitos de
cidades perfeitas. Esse modelo era embasado em blocos habitacionais entre si,
onde casas e espaços públicos poderiam adquirir formatos padronizados que
passaram a ser chamados, entre os arquitetos, de “traçados hipodâmicos”.
Filosofia Social
Em sua cidade
ideal ele afirmava que o número máximo de habitantes deveria ser de dez mil.
Dizia que os cidadãos que produzissem coisas úteis na sociedade deveriam ser
recompensados. Com relação às leis ele defendia a existência de apenas três
formas de ações judiciais: ações de injúria, insulto e homicídio. A suprema
corte deveria ser composta por anciães e os demais magistrados eleitos pelos
cidadãos. Ensaiou noções jurídicas a respeito das leis sobre patentes. Propôs a
divisão dos cidadãos em três classes sociais: soldados, artesãos e lavradores.
Além disso, projetou o solo urbano também em três partes: sagrado, público e
privado. Em relação ao solo sagrado, explicava que ele deveria ser utilizado
para o culto aos deuses, já o solo público deveria ser utilizado para o uso dos
guerreiros, e o solo privado seria destinado aos agricultores. Advogava a
favor da tese de que os filhos dos cidadãos mortos em combate deveriam ser
sustentados pelo Estado. As ideias de Hipódamo em relação ao planejamento das
cidades gregas eram de uma ordem que regularizavam o cenário confuso das
antigas cidades. Entre os principais estudos de planejamento realizado por ele,
destaca-se o planejamento urbano da cidade de Pireu e o planejamento urbano da
colônia de Túrio. Nesses estudos ele utilizou fórmulas polinomiais para a
construção e infraestrutura hidráulica dessas cidades. O filósofo Aristóteles
fez duras críticas aos sistemas pensados por Hipódamo, pontuando várias
disfunções que poderia existir nesses modelos de sistemas.
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