Hermes
Trismegisto – (2500 a 1500) a.C
Autor: Alysomax Soares
Introdução
Foi um filósofo alquimista da antiguidade egípcia que era tido como o
fundador do sistema de pensamento denominado de hermetismo. Teve grande
destaque na chamada filosofia ocultista. Considerado por muitos pensadores como
o sábio mais antigo do Egito, ele teria desenvolvido um conjunto de teorias
metafísicas. Possuidor de um vasto saber em diversas áreas, suas obras tratavam
de temas relacionados ao Direito, Teologia, Medicina, Filosofia, Cosmologia,
Psicologia, Magia, Engenharia e Arquitetura. Nesse contexto, ele desenvolveu
atividades como legislador, médico, filósofo e místico. Escreveu duas obras
famosas conhecidas como “A Tábua de Esmeralda” e o “Corpus Hermeticum” que são
consideradas as bases da alquimia antiga. Por isso, ficou afamado como “O Alquimista”,
bem como também, o pai da Alquimia. Acredita-se que ele tenha escrito sua obra
com uma ponta de diamante em lâminas de esmeralda. Suas ideias influenciaram
muito os antigos filósofos gregos. Fontes relatam que ele desenvolveu alguns
sistemas de escrita antiga, calendários e relógios solares. Além disso, também
elaborou sistemas de pesos e medidas.
Segundo os historiadores, Hermes teria vivido provavelmente em uma
localidade conhecida pelo nome de Hermópolis, porém outros pensadores apontam
para a região de Ninus. Não é possível determinar com exatidão a data de seu
florescimento, dessa forma, a maioria dos pesquisadores especulam que tenha
sido entre os anos de (2500 a 1500) a.C. Hermes também é cognominado com vários
nomes, sendo entre eles o mais conhecido, intitulado de “Imhotep”. Geralmente,
sobre esse pseudônimo, lhe é atribuído ser um dos primeiros sábios da
humanidade. Supõe-se que ele tenha sido um dos primeiros arquitetos e engenheiro
do antigo Egito, tendo possivelmente construído a pirâmide de Saqqara,
considerada a primeira pirâmide de degraus do Egito. Ademais, ficou consagrado
como um dos primeiros e maiores médicos da antiguidade, tratava de diversas
doenças e extraía remédios de plantas, tendo deixado um vasto legado de “escritos
esculápios”, os quais foram posteriormente descobertos em papiros. Ocupou uma
alta posição na corte do faraó Djoser, tendo acumulado diversos títulos na
administração e sendo equiparado a quase um rei.
Filosofia
Mítica
O nome “Hermes Trismegisto” era traduzido como sendo a junção de
“Hermes” (semideus grego) que na mitologia egípcia era conhecido como sendo
outro semideus chamado de Toth, com o codinome Trismegisto que seria aquele que
era três vezes grande, pois dominava os chamados três graus do conhecimento,
que era também conhecido como as três partes da filosofia universal. Essas
partes eram divididas em planos denominados: plano físico, plano astral e o
plano espiritual. Possuía os domínios místicos da magia, do verbo (escrita) e
da sabedoria. Essa deidade simbolizava a lógica organizada do universo, tendo
como principal missão levar mensagens divinas aos homens. Ele seria a
personificação de princípios esotéricos nos períodos da história antiga. Ficou
conhecido como “o grande sol central do ocultismo”. Segundo as lendas antigas,
Hermes era capaz de extrair o espírito das plantas e produzir metais a partir
da terra. Os iniciados em seus conhecimentos passavam por etapas de
aprendizagem chamadas de “níveis” que eram divididas em: aprendiz, companheiro
e mestre, ou também “montanhas” descritas como iniciação, ressurreição e
ascensão. Desempenhou um papel crucial na religião egípcia, alguns templos
foram construídos em sua homenagem, e muitos egípcios acreditavam que ele tinha
o poder de curar doenças e trazer alívio para os aflitos. Combinou conhecimentos
práticos e científicos, com saberes filosóficos e espirituais, tendo inovado em
várias áreas.
Filosofia
simbolista
Segundo alguns pesquisadores, em um dado momento da história, houve um
sincretismo cultural e mítico que relacionou as culturas egípcias e gregas.
Nesse sentido, na simbologia egípcia, Hermes aparece representado por uma
cabeça de pássaro com um bico fino, um cajado na mão direita e uma cruz ansata
na mão esquerda. De acordo com os pensadores ocultistas, o bico fino
significava a inteligência e perspicácia de saber escolher e discernir sobre o
que é certo. O cajado seria a revelação da luz em meio à escuridão. E a cruz
ansata era a representação da vida eterna simbolizada como chave para a
compreensão dos mistérios da vida. Já os gregos personificaram Hermes por um
corpo de homem com asas no seu capacete e asas nos pés, segurando na mão
direita um caduceu. O capacete voador representava a comunicação, os pés
voadores simbolizavam a velocidade e o caduceu significava a união entre o
corpo, à mente e o espírito.
Hermes descrevia conceitos relacionados à filosofia simbolista em que
pontuava símbolos para descrever e legitimar seus conhecimentos. Nesse sentido,
ele explicava que a distribuição simbólica, masculino e feminino era definida
do seguinte modo: Masculino; O Sol, o ouro, o fogo, o ar, o rei e o espírito de
enxofre. Feminino; a luz, a prata, a água, a rainha e o espírito de Mercúrio.
Esses símbolos serviam como chaves para a compreensão de partes dos seus
ensinamentos. Os pensadores alquimistas vislumbraram Hermes como sendo um
mestre da transmutação espiritual, explicando como essa transformação reflete
no mundo material. Algumas interpretações astrológicas estabelecem uma conexão
entre o humano e o cósmico, fazendo uma relação analógica e esotérica, da correspondência
entre o mundo microcósmico e o universo macrocósmico.
Filosofia
Hermética
A filosofia Hermética era tida como um saber reservado que necessitava
de um esforço contínuo para obtenção de sua compreensão. Seu sistema de
pensamento procurava explicar o funcionamento do universo. Alguns pensadores
descrevem Hermes como sendo uma espécie de profeta. Sua doutrina era
fundamentada nos conhecimentos cosmogônicos aplicados às áreas da alquimia,
astrologia e a teurgia. As temáticas de seus pensamentos ajudavam os homens na
busca da autorrealização e do autoconhecimento. A ideia de alquimia seria uma
metáfora que afirmava transformar “chumbo em ouro” como meio simbólico de
ensinar ao aprendiz que ele deveria transformar o chumbo de sua ignorância no
ouro da sabedoria, isto é, buscar a transmutação e a purificação, da matéria e
da consciência, para com isso, se atingir um estado elevado de existência. Esse
processo se daria através da purificação do intelecto que levaria o homem a
compreender sua alma, o universo e deus.
Escreveu um tratado sapiencial chamado de “Corpus Hermeticum” que
descreve ensinamentos sobre artes, ciências, religião e filosofia. Essa obra
era um conjunto formado por 42 livros que relatavam diversos temas de estudos.
A obra foi dividida em seis partes fundamentais descritas a seguir: Educação
dos sacerdotes egípcios; Rituais do Templo; Geografia e Botânica; Astronomia e
Astrologia relacionada com a Matemática; Hinos, Cânticos e estudos políticos; e
Fundamentos da Medicina. Ao longo da história, seus compilados de estudos
influenciaram diversas sociedades secretas, esotéricas e ocultistas. Além
disso, também teria influenciado consideravelmente alguns pensadores árabes e
indianos do período medieval. Descreveu sete leis fundamentais que governam a
natureza, chamados de princípios, esses princípios seriam: mentalismo,
correspondência, vibração, polaridade, ritmo, causa-efeito e gênero. O domínio
dessas leis do conhecimento daria ao homem o poder de criação e transmutação
dos elementos cósmicos.
Filosofia Sapiencial
+ “Pois o que é, sempre será”
+ “O meu ouro não é ouro vulgar”.
+ “O todo é mente, o universo é mental”.
+ "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."
+ “Deus é o Pai, o Verbo é o Filho, e sua união é a Vida”
+ “O homem nada sabe, mas é chamado a tudo conhecer.”
+ “A mente é divina, e quem a compreende torna-se imortal”.
+ “Já não vejo com os olhos do corpo, senão com os do espírito”
+ “Ao Nous da soberania presto atenção, me recordo, ao mesmo tempo rendo
graças”.
+ “Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do
entendimento.”
+ "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e
desce, o ritmo é a compensação."
+ “O que está embaixo é como o que está no alto e o que está no alto é
como o que está embaixo”.
+ "Não é verdade, oh alma, dizer que este mundo engana o homem e
que está cheio de artifícios e falsas aparências”.
+ “Não é o mundo que engana o homem, mas é o homem que engana a si mesmo
e se encaminha à própria perdição".
+ "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem
muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."
+ "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e
Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação."
+ "Tudo é duplo, tudo tem
dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os
extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos
podem ser reconciliáveis."
+ "Procura, oh alma, obter conhecimento a respeito de todas as
coisas. E não acredites, que nenhuma delas esteja fora de ti. Não, todas as
coisas que deve buscar estão dentro de ti, ao teu alcance. Acautela-te, pois,
em buscar fora o que se encontra dentro."
+ “É verdade, sem mentira, certo e veríssimo: o que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo; para fazer os milagres de uma só coisa, e do mesmo modo que todas as coisas têm sido e têm vindo de um pela mediação de um, assim todas as coisas são nascidas desta coisa única por adaptação. O Sol é o seu pai, a Lua é a sua mãe, o vento o terá levado em seu sonho, a terra é a sua nutriz; o pai de tudo, o Thelesma de todo o mundo, está aqui; sua força e potência serão completas se forem convertidas em terra. Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavemente e com grande habilidade; subirá da terra ao céu e de novo descerá à terra, deste modo recebe a força das coisas superiores e das inferiores. Por este meio terás a glória de todo o mundo e toda a obscuridade se afastará de ti. É a força forte de toda a força, pois vencerá toda a coisa sutil e penetrará toda a coisa sólida. Assim foi criado o mundo. Disto se fará e surgirão admiráveis adaptações cujo meio está aqui. Por isso sou chamado Hermes Trismegisto, porque possuo as três partes da sabedoria de todo o mundo. O que disse da Operação do Sol está cumprido e acabado”.
Obras:
A Tábua de Esmeralda; Corpus Hermeticum; O Livro de Toth; O Poimandres; O Livro dos Mortos; Minerva Mundi; Corê Cosmou.
Fontes:
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RIJCKENBORGH, Jan Van. A gnose original egípcia. São Paulo:
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