Hermes Trismegisto – (2500 a 1500) a.C
Autor: Alysomax Soares
Introdução
Foi um filósofo alquimista da antiguidade egípcia que era tido como o
fundador do sistema de pensamento denominado de hermetismo. Teve grande
destaque na chamada filosofia ocultista. Considerado por muitos pensadores como
o sábio mais antigo do Egito, ele teria desenvolvido um conjunto de teorias
metafísicas. Possuidor de um vasto saber em diversas áreas, suas obras tratavam
de temas relacionados ao Direito, Teologia, Medicina, Filosofia, Cosmologia,
Psicologia, Magia, Engenharia e Arquitetura. Nesse contexto, ele desenvolveu
atividades como legislador, médico, filósofo e místico. Escreveu duas obras
famosas conhecidas como “A Tábua de Esmeralda” e o “Corpus Hermeticum” que são
consideradas as bases da alquimia antiga. Por isso, ficou afamado como “O
Alquimista”, bem como também, o pai da Alquimia. Acredita-se que ele tenha
escrito sua obra com uma ponta de diamante em lâminas de esmeralda. Suas ideias
influenciaram muito os antigos filósofos gregos. Fontes relatam que ele
desenvolveu alguns sistemas de escrita antiga, calendários e relógios solares. Além disso, também elaborou sistemas de pesos e medidas. Segundo os historiadores, Hermes
teria vivido provavelmente em uma localidade conhecida pelo nome de Hermópolis,
porém outros pensadores apontam para a região de Ninus. Não é possível
determinar com exatidão a data de seu florescimento, dessa forma, a maioria dos
pesquisadores especulam que tenha sido entre os anos de (2500 a 1500) a.C.
Filosofia Mítica
O nome “Hermes Trismegisto” era traduzido como sendo a junção de “Hermes”
(semideus grego) que na mitologia egípcia era conhecido como sendo outro
semideus chamado de Toth, com o codinome Trismegisto que seria aquele que era
três vezes grande, pois dominava os chamados três graus do conhecimento, que
era também conhecido como as três partes da filosofia universal. Essas partes
eram divididas em planos denominados: plano físico, plano astral e o plano
espiritual. Possuía os domínios místicos da magia, do verbo (escrita) e da
sabedoria. Essa deidade simbolizava a lógica organizada do universo, tendo como
principal missão levar mensagens divinas aos homens. Ele seria a personificação
de princípios esotéricos nos períodos da história antiga. Ficou conhecido como “o
grande sol central do ocultismo”. Segundo as lendas antigas, Hermes era
capaz de extrair o espírito das plantas e produzir metais a partir da terra. Os
iniciados em seus conhecimentos passavam por etapas de aprendizagem chamadas de
“níveis” que eram divididas em: aprendiz, companheiro e mestre, ou também “montanhas”
descritas como iniciação, ressurreição e ascensão.
Filosofia simbolista
Segundo alguns pesquisadores, em um dado momento da história, houve um
sincretismo cultural e mítico que relacionou as culturas egípcias e gregas. Nesse
sentido, na simbologia egípcia, Hermes aparece representado por uma cabeça de
pássaro com um bico fino, um cajado na mão direita e uma cruz ansata na mão
esquerda. De acordo com os pensadores ocultistas, o bico fino significava a
inteligência e perspicácia de saber escolher e discernir sobre o que é certo. O
cajado seria a revelação da luz em meio à escuridão. E a cruz ansata era a
representação da vida eterna simbolizada como chave para a compreensão dos
mistérios da vida. Já os gregos personificaram Hermes por um corpo de homem com
asas no seu capacete e asas nos pés, segurando na mão direita um caduceu. O
capacete voador representava a comunicação, os pés voadores simbolizavam a
velocidade e o caduceu significava a união entre o corpo, à mente e o espírito.
Hermes descrevia conceitos relacionados à filosofia simbolista em que pontuava
símbolos para descrever e legitimar seus conhecimentos. Nesse sentido, ele
explicava que a distribuição simbólica, masculino e feminino era definida do
seguinte modo: Masculino; O Sol, o ouro, o fogo, o ar, o rei e o espírito de enxofre.
Feminino; a luz, a prata, a água, a rainha e o espírito de Mercúrio. Esses
símbolos serviam como chaves para a compreensão de partes dos seus
ensinamentos.
Filosofia Hermética
A filosofia Hermética era tida a como um saber reservado que necessitava
de um esforço contínuo para obtenção de sua compreensão. Seu sistema de
pensamento procurava explicar o funcionamento do universo. Alguns pensadores
descrevem Hermes como sendo uma espécie de profeta. Sua doutrina era
fundamentada nos conhecimentos cosmogônicos aplicados às áreas da alquimia,
astrologia e a teurgia. As temáticas de seus pensamentos ajudavam os homens na
busca da autorrealização e do autoconhecimento. A ideia de alquimia seria uma
metáfora que afirmava transformar “chumbo em ouro” como meio simbólico de
ensinar ao aprendiz que ele deveria transformar o chumbo de sua ignorância no
ouro da sabedoria. Esse processo se daria através da purificação do intelecto
que levaria o homem a compreender sua alma, o universo e deus.
Escreveu um tratado sapiencial chamado de “Corpus Hermeticum” que descreve ensinamentos sobre artes, ciências, religião e filosofia. Essa obra era um conjunto formado por 42 livros que relatavam diversos temas de estudos. A obra foi dividida em seis partes fundamentais descritas a seguir: Educação dos sacerdotes egípcios; Rituais do Templo; Geografia e Botânica; Astronomia e Astrologia relacionada com a Matemática; Hinos, Cânticos e estudos políticos; e Fundamentos da Medicina. Ao longo da história, seus compilados de estudos influenciaram diversas sociedades secretas, esotéricas e ocultistas. Além disso, também teria influenciado consideravelmente alguns pensadores árabes e indianos do período medieval. Descreveu sete leis fundamentais que governam a natureza, chamados de princípios, esses princípios seriam: mentalismo, correspondência, vibração, polaridade, ritmo, causa-efeito e gênero. O domínio dessas leis do conhecimento daria ao homem o poder de criação e transmutação dos elementos cósmicos.
Obras:
- A Tábua de Esmeralda
- Corpus Hermeticum
- O Livro de Toth
- “O Poimandres”
- O Livro dos Mortos
Filosofia Sapiencial
- “Pois o que é, sempre será”
- “O todo é mente, o universo é mental”.
- "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."
- “Deus é o Pai, o Verbo é o Filho, e sua união é a Vida”
- “O homem nada sabe, mas é chamado a tudo Conhecer.”
- “Já não vejo com os olhos do corpo, senão com os do Espírito”
- “Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.”
- “O que está embaixo é como o que está no alto e o que está no alto é
como o que está embaixo”.
- "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e
desce, o ritmo é a compensação."
- "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem
muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."
- "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e
Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação."
- "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O
igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades
são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis."
- "Procura, oh alma, obter conhecimento a respeito de todas as
coisas. E não acredites, que nenhuma delas esteja fora de ti. Não, todas as
coisas que deve buscar estão dentro de ti, ao teu alcance. Acautela-te pois, em
buscar fora o que se encontra dentro."
- “É verdade, sem mentira, certo e veríssimo: o que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo; para fazer os milagres de uma só coisa, e do mesmo modo que todas as coisas têm sido e têm vindo de um pela mediação de um, assim todas as coisas são nascidas desta coisa única por adaptação. O Sol é o seu pai, a Lua é a sua mãe, o vento o terá levado em seu sonho, a terra é a sua nutriz; o pai de tudo, o Thelesma de todo o mundo, está aqui; sua força e potência serão completas se forem convertidas em terra. Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavemente e com grande habilidade; subirá da terra ao céu e de novo descerá à terra, deste modo recebe a força das coisas superiores e das inferiores. Por este meio terás a glória de todo o mundo e toda a obscuridade se afastará de ti. É a força forte de toda a força, pois vencerá toda a coisa sutil e penetrará toda a coisa sólida. Assim foi criado o mundo. Disto se fará e surgirão admiráveis adaptações cujo meio está aqui. Por isso sou chamado Hermes Trismegisto, porque possuo as três partes da sabedoria de todo o mundo. O que disse da Operação do Sol está cumprido e acabado”.
Fontes:
ARAÚJO, Emanuel. A literatura no Egito faraônico. Brasília: UnB,
2000.
ATKINSON, Willian Walker. O Caibalion: Estudo da Filosofia Hermética
do Antigo Egito e da Grécia. São
Paulo: Pensamento, 1978.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da Mitologia: Histórias de deuses e
heróis. Rio de Janeiro: Pocketouro, 2009.
FACURI, Cintia Prates. De Thot a Hermes Trimegisto: O Egito Antigo e
o Hermetismo Árabe. Site: Espaço Astrológico. Internet, acesso 2022.
GALVÃO, Lúcia Helena. Para entender o Caibalion: A vivência da
filosofia hermética e sua prática nos dias de hoje. São Paulo: Pensamento,
2021.
GIOVANNI, Reale; DÁRIO, Antiseri. Filosofia: Idade Moderna. São
Paulo, Paulus, 2018.
HERMES TRISMEGISTO. Corpus Hermeticum. Curitiba: Grande Loja da
Jurisdição de Língua Portuguesa, 2007.
JUNG, Carl Gustav. Psicologia e Alquimia. Petrópolis: Vozes,
1994.
LEUENBERGER, Hans Dieter. História do esoterismo mundial. São
Paulo: Pensamento, 2015.
LÉVI, Éliphas. A Chave dos Grandes Mistérios: Segundo Enoque, Abraão,
Hermes Trismegisto e Salomão. São Paulo: Pensamento, 2018.
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