Barnabé de Chipre - (10 a 70) d.C.
Autor: Alysomax Soares
Introdução
Foi um filósofo teológico pertencente ao período de transição da
filosofia antiga para a medieval, na chamada, primeira fase da patrística, em
que estavam emergindo os denominados padres apostólicos. Era tido como sendo um
dos primeiros profetas da igreja de Antióquia. Presume-se que ele chegou a
acompanhar o messias na sua vinda, e mesmo não sendo considerado um apóstolo, ele
estar listado como um dos setenta discípulos de Cristo. Teria, supostamente,
escrito duas obras chamadas de “Epistola de Barnabé e O evangelho de Barnabé”.
Seus textos foram considerados apócrifos pela igreja católica, por vários
motivos, porém são vistos, atualmente, como uma grande fonte histórica para
compreensão de alguns acontecimentos da época. Seu nome de nascimento era
descrito como José, contudo os apóstolos teriam posteriormente lhe batizado com
o codinome de Barnabé, que significava o “filho da exortação” ou o “filho da
consolação”. Ficou conhecido pela igreja católica como o “São Barnabé”, bem
como também, o “José da consolação”.
Pesquisadores divergem, em vários pontos, sobre a existência de dois ou mais Barnabés, nesse período, e também sobre a possibilidade, dessas obras, terem sido de fato, escritas por algum deles. Nesse contexto, esse estudo buscou uma aproximação maior, com o Barnabé descrito pela bíblia, como sendo o primo do Apóstolo Marcos e que era descendente da tribo de Levi. Algumas fontes dizem que Barnabé e o apóstolo Paulo estudaram juntos em Chipre, na escola de um grande mestre conhecido por Gamaliel. Barnabé e Paulo chegaram a viajar juntos por vários lugares com a finalidade de pregar o evangelho e difundir os primeiros ensinamentos da Igreja. Relatos antigos indicam que São Barnabé foi martirizado na localidade de Salamina, região de Chipre, por volta de 70 d.C. Sua obra contrariava alguns dos ensinamentos judaicos, por esta razão, ele teria sido preso e assassinado a pedradas, por judeus revoltosos com o grande ministério que ele teria desenvolvido naquela região. Seu primo, São João Marcos, conhecido como o evangelista, teria sepultado seu corpo em uma caverna. Tempos depois, alguns de seus vestígios foram encontrados e um mosteiro foi construído, em sua homenagem, na região de Salamina. São Barnabé passou a ser venerado como o Padroeiro de Chipre.
Filosofia Eclesiástica
Foi um dos primeiros membros da igreja primitiva, sendo
muito considerado entre os Apóstolos. Segundo a própria bíblia, ele teria
vendido alguns bens para ajudar os membros mais pobres da igreja. Também foi um
importante amigo de Paulo e o ajudou na divulgação do evangelho entre os
gentios. No livro de Atos, na Bíblia, existe várias passagens que fazem alusões
a existência e a obra de Barnabé. A carta, escrita por ele, estar dividida, distintamente, em
duas partes, que somadas se resumem em introdução, doutrina dogmática, lições
morais e conclusão. Transcorria seus ensinamentos advertindo sobre questões ligadas
a retidão, circuncisão, caridade, escatologia, sacrifício, ética, batismo e o
jejum. Defendia a ideia de que as escrituras sagradas não deveriam ser interpretadas
de maneira literal, mas sim de forma alegórica, desse modo, ele se utilizava de
recursos figurativos para descrever suas interpretações alegóricas. Falava a
respeito de dois caminhos trilhados pelo homem, em que um seria o das trevas e
o outro o da luz, ensinando que era preciso que o homem praticasse o bem e fugisse
das ações más. Pontuava a existência de três dogmas principais: a esperança da
vida; a retidão; e o amor da alegria e do júbilo. Nesse sentido, ele dizia: “Os
ensinamentos do Senhor são três: a esperança da vida, começo e fim da nossa fé;
a justiça, começo e fim do julgamento; o amor, testemunho pleno da alegria e
contentamento das obras realizadas na justiça”.
Filosofia da História
A epístola produzida por Barnabé teria sido escrita, provavelmente, por volta de 70 d.C, após a destruição do templo de Jerusalém. Ela foi encontrada em vários códex antigos, entre eles estar o códex Sinaiticus e o códex descoberto em Constantinopla, em 1885, pelo arcebispo Bryennios. A epistola de Barnabé, teria sido inicialmente colocada no códex bíblico do novo testamento, porém foi retirada posteriormente no concílio de Niceia. Existe também, outros oito manuscritos gregos e um latino que contém o texto de Barnabé, tendo a versão latina, apenas os capítulos primeiro ao décimo sétimo da obra. Outras fontes afirmam que a obra teria sido, possivelmente, escrita depois de 130 d.C. Entre as correntes divergentes, as dos conciliadores acreditam que na verdade, a obra foi compilada em duas partes diferentes, e em dois momentos diferentes, devido a isso, criou-se essas dissidências. Já em relação ao evangelho de Barnabé, acredita-se que esta teria sido uma obra produzida em formato de paródia, de maneira satírica, por antigos mulçumanos, com a finalidade de enganar cristãos e convertê-los a religião islâmica, ela misturava partes da doutrina dos outros evangelhos com situações excêntricas e duvidosas.
Filosofia Sapiencial
+ “O quanto podes, sê puro com a tua alma”.
+ “Afastar-se do caminho da hipocrisia e do mal”
+ “Não sejas loquaz, porque a boca é armadilha mortal”.
+ “Ai de vós! Porque todos vós envelhecereis como veste
e a traça vos roerá".
+ “Não provoques divisão, pelo contrário, reconcilia
aqueles que brigam entre si”.
+ “O Deus, que reina sobre o mundo inteiro, vos dê
sabedoria, inteligência, ciência, conhecimento de suas decisões, e perseverança”.
+ “Portanto, nós também guardamos o oitavo dia, que é o
dia da ressurreição, para nos alegrarmos em que também Jesus se levantou dentre
os mortos e, havendo sido manifestado, ascendeu aos céus”.
+ “Os ensinamentos do Senhor são três: a esperança
da vida, começo e fim da nossa fé; a justiça, começo e fim do
julgamento; o amor, testemunho pleno da alegria e contentamento das
obras realizadas na justiça”.
+ “Eu vos expliquei essas coisas com a maior
simplicidade possível, e espero não ter deixado nada de lado. Com efeito, se
vos escrevesse sobre o presente ou o futuro, não compreenderíeis, pois isso
permanece em parábolas”.
+ “Ama aquele que te criou. Teme aquele que te formou.
Glorifica aquele que te resgatou da morte. Sê simples de coração e rico de
espírito. Não te ligues àqueles que andam no caminho da morte. Odeia tudo o que
não é agradável a Deus. Odeia toda hipocrisia”.
+ “Com efeito, por meio dos profetas, o Senhor nos fez
conhecer o passado e o presente, e nos fez saborear antecipadamente o futuro. Vendo
que uma e outra coisa se realizam conforme ele falou, devemos progredir no seu
temor, de maneira mais rica e mais elevada.”
+ “Não dês ordens com rudeza ao teu servo ou à tua
serva, pois eles esperam no mesmo Deus que tu, para que não percam o temor de
Deus, que está acima de uns e de outros; com efeito, ele não vem chamar a
pessoa pela aparência, mas aqueles que o Espírito preparou”.
+ “Desata todas as amarras da injustiça; desfaz
as cordas dos contratos iníquos; envia os oprimidos em liberdade; rasga toda
escritura injusta; reparte teu pão com os famintos; se vês alguém nu, veste-o;
conduz para a tua casa os desabrigados; se vês algum pobre, não o desprezes;
não te afastes dos membros de tua família”.
+ “Como os dias são maus e é aquele que exerce o poder, devemos, para o nosso próprio bem, procurar as decisões do Senhor. Os auxiliares da nossa fé são o temor e a perseverança, e nossos companheiros de luta são a paciência e o autocontrole. Se essas virtudes permanecem puras diante do Senhor, a sabedoria, a inteligência, a ciência e o conhecimento virão regozijar-se com elas”.
Fatos e Curiosidades:
Relata-se que teria sido Clemente de Alexandria quem
deu origem a tradição que atribui a autoria da epístola de Barnabé, afirmando
que ele seria, companheiro e colaborador de São Paulo. "A Tiago, o
Justo, a João e a Pedro, o Senhor, após sua ressurreição, transmitiu a gnose,
estes a transmitiram aos outros apóstolos e os outros apóstolos aos 70
discípulos, dos quais um era Barnabé".
Conta-se que, na localidade de Lacônia, após o final da
primeira viagem missionária, durante a pregação, o apóstolo Paulo teria curado
um pobre paralítico. A multidão maravilhada com o milagre, depois de observarem
o “Levanta-te e anda”, começaram a vociferar: “Deuses em forma humana vieram
a nós”. Conclamavam a Barnabé de Júpiter e a Paulo de Hermes, descrevendo aquele
como símbolo da sabedoria e este pelo dom da oratória.
Fontes:
ESCRIBA DE CRISTO. As Epístolas de Barnabé Explicadas:
Pseudo Epígrafos. Brasília. Epub/Bibliomundi, 2022.
EUSÉBIO DE CESARÉIA. História Eclesiástica. São
Paulo: Novo Século, 2002.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia,
Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006
GIOVANNINI, Luigi; SGARBOSSA, Mario. Um Santo para
cada dia. São Paulo: Paulus, 1997.
GUEDES, Ivan Pereira. Companheiros de Paulo –
Barnabé. Internet. São Paulo: Site Blog “reflexãoIPG”. Publicado em 2018 /
Acesso em 2024.
KNIGHT, Kevin. Dos Padres Ante-Nicenos. Buffalo:
Christian Literature Publishing, 1885.
ORÍGENES. Contra Celso. Col. Patrística. São
Paulo: Editora Paulus, 2011.
ROMANO, Clemente. Cartas aos Coríntios. San
Juan: Biblioteca Patrística, acesso em 2024.
SCHAFF, Philip. Carta de Barnabé: Os pais
apostólicos. Série: Pais da Igreja. Repositório Cristão, 2021.
SMITH, Julien. A Epístola de Barnabé e as Duas
Formas de Autoridade de Ensino. EUA: Brill Publishers/Vigiliae Christianae,
2014.
VIELHAUER, Philipp. História da Literatura
Cristã Primitiva: Introdução ao Novo Testamento, aos livros apócrifos e aos
pais apostólicos. Santo André: Editora Academia Cristã, 2005.
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