quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes de Mileto – (588 a 524) a.C

Autor: Alysomax Soares

Introdução

Foi um filósofo da Grécia antiga que pertenceu à escola filosófica de Mileto. Situa-se no período antigo da filosofia denominado de pré-socrático. É considerado um dos filósofos do materialismo monista, pois assim como seu mestre Anaximandro, ele acreditava em uma única substância que dava origem a tudo no universo, essa substância para o Anaxímenes seria o “ar”. Ele escreveu uma obra intitulada “Sobre a Natureza” que possivelmente se perdeu no tempo, tendo restado alguns poucos fragmentos, ela teria sido escrita em formato de prosa. Essa obra retratava questões relacionadas à organização e origem do universo. Os filósofos da “physis” (natureza) geralmente escreviam obras com os títulos: “Acerca da natureza ou Sobre a natureza”. Anaxímenes assim como seu mestre também desenvolveu um tipo de relógio solar ao qual denominou de “sciothericon”. Estudou as áreas da Filosofia e Meteorologia. Existem evidências históricas de que Anaxímenes teria se comunicado através de cartas com os pitagóricos. Anaxímenes nasceu por volta do ano 588 a.C na cidade de Mileto, e possivelmente veio a falecer em torno de 524 a.C.

Filosofia da Natureza

O terceiro filósofo da escola de Mileto, ao observar a natureza, concluiu que os processos físicos da matéria iam aos poucos formando e transformando as substâncias da natureza. Na sua visão, a substância primordial não poderia ser algo fora da observação e da realidade sensível. Ele acreditava que o “ar” ao se condensar, transformava-se em pedra e posteriormente em terra.  Para ele, a transição do estado da matéria iria aos poucos formando tudo que existe no universo e todo esse processo se iniciava através do “ar”. Ele afirmava que o movimento contínuo dessa transformação gerava todas as outras coisas no universo, ou seja, o que era úmido e seco gerava fogo e o que era frio e molhado geravam sólidos, as nuvens geravam a água e depois a terra e assim tudo iria aos poucos sendo criado.

Nesse contexto, ele explicava que a condensação e a rarefação do “ar” era o que originava tudo no universo. Segundo Anaxímenes, o “ar” primordial estaria sujeito a dois processos de transformação das coisas: a rarefação e a condensação. Esse processo de condensação e rarefação era impelido pelo movimento contínuo do “ar” que de acordo com Anaxímenes, seria um pré-requisito para qualquer tipo de mudança. O “ar” proposto por ele se assemelhava a uma espécie de vapor que também poderia ser compreendido como uma forma de névoa, ou ainda, o que alguns pesquisadores denominaram de “pneuma”. Na sua visão, todas as coisas seriam aspectos diferentes do “ar”, sendo o próprio espírito então como o “ar”. Dizia que a alma provinha do “ar” e que essa substância era infinita e invisível. Afirmava que o movimento do “ar” produzia vida constante. Por consequência, seria através da respiração, que o “ar” ao ser lançado pelas narinas, formaria o coração, os pulmões, os músculos, o sangue e todas as outras partes do corpo.

Anaxímenes acreditava que a água era o próprio “ar” condensado e que o fogo seria o “ar” rarefeito. Para ele, a pressão e a quantidade exercida no “ar” era o que aos poucos dava surgimento às coisas. Explicava que o conceito de "ápeiron" proposto por Anaximandro derivava do próprio “ar”. Pensava que não apenas tudo derivava do "ar", mas que também para o "ar" tudo retornava. O "ar" animava não somente o corpo do homem, mas o mundo todo. A partir desse ciclo de origem das coisas, o “ar” passaria a tornar eterno o processo que dava origem à transformação de todas as coisas, assim ele explicava que o “ar” sobre a influência do calor tenderia a se expandir, aumentando assim o seu volume, e já sobre a influência do frio, ele se contraía, diminuindo a sua capacidade. Desse modo, o que sofreria mudança na verdade seria a quantidade, a pressão e a temperatura que se imprimia sobre o “ar”. 

Filosofia Cosmológica

Elaborou uma teoria cosmológica que descrevia o “ar” como sendo o elemento que dava origem a tudo no universo. Na astronomia Anaxímenes dizia que a Lua só podia ser vista porque ela refletia a luz do Sol. Também chegou a afirmar que a Terra era plana e que a “pneuma” era o “ar” que a Terra expelia para o espaço, e assim, formavam-se as estrelas. Para Anaxímenes, a Lua e outros astros flutuavam no ar, através dessa tese ele fez várias explicações dos fenômenos naturais da época, tendo como ponto de partida o "ar" e suas relações com a natureza. Explicou conceitos sobre os relâmpagos, terremotos e o arco-íris. Dizia que pela condensação o "ar" se transformaria em líquidos e sólidos. Esses líquidos e sólidos seriam a água, a terra, as pedras e os metais. Já pela rarefação o “ar” se transformava em gases, ventos, oxigênio e fogo. Para ele, todos os corpos celestes teriam se originado da Terra e se moviam ao redor dela, essa teoria ficou conhecido como o modelo geocêntrico. Acreditava que a Terra e alguns astros tinham um formato plano e achatado. Utilizou-se de cálculos geométrico das sombras do Sol para medição das partes e divisões do dia.

Anaxímenes dizia que tanto Tales como Anaximandro estariam equivocados em relação ao princípio gerador de tudo, pois a água de Tales era uma substância muito simples para ser considerada uma substância primordial, já o "ápeiron" de Anaximandro seria um conceito muito abstrato para isso. Ele e seus antecessores acreditavam em uma única substância criadora de tudo no universo, logo, a alternância do estado da matéria era responsável pela formação de todas as coisas no universo, formando também os elementos naturais. A filosofia de Anaxímenes seguiu um modelo sistemático, racional e ordenado de explicação dos fenômenos da natureza, esse tipo de conhecimento era considerado diferente para o pensamento da época.

 

Filosofia Sapiencial

- “A razão precisa da experiência; mas esta nada vale sem a razão”.

- “A variação quantitativa de tensão da realidade originária dá origem a todas as coisas”.

- “Como nossa alma, que é ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o ar abraçam todo o corpo”.

- “A verdade é de quem fala a verdade”.

- “Os homens são como os astros, alguns geram sua própria luz, enquanto outros apenas refletem o brilho que recebem”.

- “O “ar” é Deus”.

- “O ar é o princípio de todas as coisas”.

- “Espírito e ar significam a mesma coisa”.

- “A Terra é plana e flutua no ar assim como o Sol que é largo como uma folha e se desloca também através do ar”.

“O contraído e o condensado da matéria é frio, Já o vaporoso e o fluido são quentes”.

“Os astros se movem ao redor da Terra igual como gira um chapéu ao redor da nossa cabeça”.

“Quando o ar se rarefaz, torna-se fogo; e quando se condensa, vento; com maior condensação, nuvem; se for mais forte, água; se mais forte ainda, terra; e com sua extrema condensação, transforma-se o ar em pedra”.

 

Fontes:

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