Zaratustra da
Pérsia - (628 a 551) a.C
Autor: Alysomax Soares
Introdução
Foi um filósofo
teologista nascido na Pérsia antiga em meados do século VII a.C. Atuou como
profeta, astrólogo e legislador. É considerado o fundador do Zoroastrismo que
também é conhecido como Mazdeísmo. Escreveu uma obra em formato de hinos
chamada “Avestá”. É tido por muitos como sendo o primeiro filósofo persa da
antiguidade. A data de sua existência não é precisa, por isso, para fins
didáticos, alguns historiadores consideram seu nascimento por volta do século
VII a.C. Especula-se que ele tenha nascido na região de Báctria. O seu nome
Zoroastro tem um significado etimológico próximo ao conceito de “estrela pura”.
Já o nome Zaratustra significaria “homem dos velhos camelos”. Outra definição
aponta para a ideia de que ele teria recebido primeiramente o nome de Zoroastro
que significaria “o preparador do caminho” e posteriormente após suas
peregrinações ele teria se tornado Zaratustra “o conservador do caminho”. O
nome Zoroastro pode ter sido também uma tradução criada pelos gregos para a
palavra Zaratustra. Alguns historiadores afirmam que o “mazdeísmo” ou “Masdeísmo”
pode ser considerado um sistema filosófico de culto a sabedoria. Sua religião
era considerada monoteísta. A obra de Zoroastro exerceu grande influência nas
ideias dos filósofos existencialistas. Ele foi assassinado aos 77 anos por
fundamentalistas religiosos que teriam organizado uma espécie de guerra santa.
Filosofia
Mitológica
A historiografia
descreve alguns mitos a seu respeito, apontando fatos simbólicos ou crenças fantásticas
sobre sua existência. Segundo a lenda, ele teria nascido da junção de uma planta com um
anjo. Relata-se também que após sua missão na Terra ele teria subido ao Céu
como um relâmpago, ficando ao lado de Aúra-Mazda. Segundo relatos antigos,
durante o seu nascimento, Zaratustra não teria chorado, ao contrário, teria
sorrido e isto teria sido visto como uma espécie de mau presságio pelos
sacerdotes. Posteriormente ele foi colocado em uma fogueira, mas não teria
sofrido nada. A partir daí se iniciou uma série de tentativas de matá-lo, pois
os sacerdotes acreditavam que ele possuía demônios e que um dia ele iria
destruir as religiões politeístas. A cosmologia inaugurada por ele influenciou
boa parte dos pensamentos maniqueístas. Ele pregava conceitos de dualidades
entre o bem e o mal, a ordem e o caos, o certo e o errado, a verdade e a
mentira, com isso, sua visão se estendia para outras ideias de duplicidade.
Filosofia
Teológica
De acordo com
historiadores, ele teria recebido uma revelação divina aos trintas anos, depois
disso, passou a viver recluso em cavernas no alto de uma montanha, tendo também
caminhado dez anos pelo deserto. Ao longo dessa peregrinação ele teria vivido
sem comer nenhum tipo de alimento de origem animal. Algumas historiografias relatam que
demônios teriam lhe tentado durante sua jornada pelo deserto e que ele teve
parte do seu corpo perfurado por uma espada. Conta-se também que seu corpo foi
aberto e dentro dele teria sido derramado chumbo quente. Esse tempo de solitude
teria lhe servido como preparação para a sua formação espiritual, ao qual
objetivava conduzir o povo persa para o caminho da verdade. Na sua revelação um
espírito de luz chamado de “boa mente” teria lhe anunciado algumas verdades que
deveriam ser ensinadas ao seu povo. A disseminação de sua religião teria se
dado a partir da cura realizada no cavalo de um príncipe persa, daí o rei teria
se sensibilizado com o poder e conhecimento de Zaratustra, a partir de então, o
rei o ajudou a oficializar sua doutrina.
Filosofia do Masdeísmo
A expressão
Mazdeísmo vem do nome dado ao deus do bem e da luz chamado de Aúra-Mazda
(senhor sábio). No zoroastrismo esse deus teria criado todo o universo e ele
lutava contra as forças do mal que eram controladas pelo senhor da morte e da
escuridão conhecido por Arimã. Segundo Zaratustra, seu deus seria eterno, único
e puro, sendo um atributo da verdade. Suas crenças trabalhavam com a ideia de que as
forças naturais se relacionavam com as forças divinas. Desse modo, ele pontuava
que Aura-Mazda era acompanhado de seis espíritos: verdade, justiça, ordem,
docilidade, vitalidade e imortalidade. Havia alguns símbolos que representavam certos
preceitos da crença como o “faravahar” que significava a alma antes do
nascimento e após a morte. Ele também acreditava na representação do Céu como
sendo o paraíso e do inferno como local de punição. Ele ensinava que a luz
seria o principal símbolo de Mazda, por isso, ele cultuava essa entidade em
templos de fogo que eram construídos e acesos no alto de montanhas. Muitos
conceitos de sua doutrina possuem semelhanças com as ideias do judaísmo e do
cristianismo, como por exemplo, a crença na imortalidade da alma, o surgimento
de um messias e a ideia de juízo final.
Filosofia do
Direito
Na sua visão, a
justiça deveria ser o principal instrumento de combate da verdade contra a
mentira. Os profetas dessa época além de sábios eram também grandes
doutrinadores morais, desse modo, Zoroastro estabeleceu algumas leis que
serviram de base para a instrução do povo persa. Ele proibiu que os mortos
fossem queimados com o intuito de criar no povo a ideia de purificação do fogo,
pois ele acreditava que o fogo usado nos cadáveres contaminaria o ar. Criou as
torres fúnebres também chamadas de “torres do silêncio” onde os mortos eram
deixados no alto para serem devorados por abutres, pois os corpos não poderiam
ser enterrados para não contaminarem a terra. Zaratustra também teria adaptado
as ideias de sua doutrina com a cultura popular de sua região. Estabeleceu
alguns mandamentos que serviram de base para a regulação do convívio social,
como falar a verdade, cumprir com o prometido e não contrair dívidas. Sua
doutrina combateu o politeísmo e o sacrifício de animais, além disso, ele
condenava a prática da magia. Além de mentor do Imperador Dário I, os seus
ensinamentos teriam influenciado outros grandes estadistas. Os líderes persas
centralizavam o poder político com ajuda dessa doutrina religiosa, dessa forma,
o Mazdeísmo foi utilizado pelos imperadores como fonte de controle político e
social.
Filosofia
Humanista
Desde cedo
Zaratustra já tinha vocação para as reflexões filosóficas e questões humanas. Vivia
questionando a origem dos céus, das estrelas e dos homens. Ainda jovem
Zaratustra já praticava ações de caridade sendo bem visto devido suas obras
humanitárias de ajuda aos pobres, enfermos, idosos e animais. Ensinava que os
homens deveriam ser bons e generosos, pois um dia eles seriam recompensados. Seus
preceitos religiosos tinham como base três princípios que eram: boas ações,
boas palavras e bons pensamentos. Pregava que o homem deveria tratar o outro da
mesma forma que desejava ser tratado. Relacionava o conceito de pureza com a
ideia de criação, nesse sentido, ele defendia a preservação da natureza como
forma de respeito à concepção da gênese. Os elementos da natureza como a terra
e o fogo eram vistos como algo sagrado, por isso deveriam ser respeitados e
cuidados para não serem contaminados.
O Zaratustra de
Nietzsche
O filósofo
Nietzsche escreveu uma obra famosa ao qual deu o título de "Assim falou
Zaratustra: um livro para todos e para ninguém". Alguns pensadores definem
essa obra como sendo uma crítica aos valores morais, metafísicos e religiosos
que foram construídos no mundo ocidental. Nesta obra ele descreve através de
pensamentos poéticos e filosóficos como o homem deve superar alguns valores
morais. O livro também convida o leitor a realizar reflexões sobre o
autoconhecimento e a ideia de autossuperação. Nesse sentido, o autor
procura apontar para o leitor alguns horizontes da eterna busca de “si” e da
liberdade. O personagem profeta adverte que não estar interessado nem em
discípulos e nem em seguidores, mas deseja somente aliados.
Comentários de
Filósofos
"A
única criança que riu ao nascer". (Nietzsche).
"Aquele que
compreendeu a História em toda a sua completude". (Nietzsche).
Filosofia
Sapiencial
- “Seja bom, seja gentil,
seja humano e caridoso, ame seus semelhantes, conforte os aflitos; perdoe
aqueles que o feriram .”
- “Com palavras
agradáveis e um pouco de bondade, você pode arrastar um elefante com um
cabelo".
- “Amor-próprio: É
um balão cheio de ar que, furado, despeja tempestades”.
- "Age como
gostarias que agissem contigo".
- “Na dúvida,
abstenha-se.”
- "A devoção,
como o fogo, eleva-se acima."
- "A
capacidade de um homem é o conhecimento que emana da luz divina."
- "Aquele que
diz uma palavra injusta pode enganar o seu semelhante, mas não enganará a Deus."
- “O que vale mais
num trabalho é a dedicação do trabalhador”.
- “O casamento é
uma ponte que conduz ao céu.”
- "Quantos
homens sabem observar? E entre os poucos que o sabem, quantos observam a si
próprios? Cada um é para si próprio o mais distante de si mesmo".
-“Tudo vai,
tudo volta; eternamente gira a roda do ser. Tudo morre, tudo refloresce, eternamente
transcorre o ano do ser.”
Fontes:
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